28 de março de 2012

Jogos Vorazes - O livro e o filme

Oi gente, estou eu aqui de novo!! Desta vez para falar do livro, que agora também filme, mais falado desta semana, é claro que estou falando de Jogos Vorazes.

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Sobre o livro:
Eu poderia escrever um parágrafo inteiro de adjetivos bons quanto a Jogos Vorazes, mas irei resumi-los em apenas três palavras que representam bem o que quero dizer: Intenso, forte e cruel. Essas três palavras descrevem os Jogos Vorazes e todo o seu universo distopico criado por Suzanne Colins.

Com uma narrativa densa e rápida, em primeira pessoa, aos olhos de Katniss, somos conduzidos ao universo espetacular que a autora criou, um cenário genial e assustador que te prende do inicio ao fim e te intriga para ler cada vez mais.

É impressionante como as cenas de carnificina são reais e chocantes, e muitas delas tristes e surpreendentes, mas, a seu modo, todas conseguem chamar a atenção do leitor e prendê-lo mais a história envolvente.

Os personagens são muito envolventes, cada um do seu jeito te chama atenção, principalmente Katniss, a protagonista, ela é forte e determinada, e embora algumas vezes você queira chacoalhá-la pelos ombros para acordá-la ao que realmente está acontecendo, é difícil odiá-la. Peeta também merece destaque, assim como Haymitch, Effie e muitos outros personagens que nem aparece tanto assim, mas que roubam a cena e sua atenção.

Outro fato muito interessante do livro é como a autora faz uma critica social a nossa vida atual, o modo que nós vivemos, dentre outros problemas que enfrentamos hoje em dia. E de diversas formas Jogos Vorazes também te ensina que é preciso ter esperança, coisa que falta em muitas pessoas.

Recomendo este livro para todos, você irá se impressionar e mesmo quanto passar a ultima ultima pagina não irá tirá-lo da mente, esse é um daqueles que você terá prazer em reler quantas vezes for possível, e a cada vez se surpreenderá ainda mais.


Sobre o filme:
Em uma adaptação muito fiel ao livro a versão cinematográfica não decepcionará os fãs em aspecto de fidelidade ao livro, embora, é claro, tenha algumas mudanças o filme é bem parecido com a versão escrita.

A maior diferença entre os dois é o fato de que no filme a história não fica somente na mente de Katniss, podemos ver por outros ângulos os Jogos Vorazes e tudo a sua volta, o que foi muito bom, pois com isso podemos ver os idealizadores dos jogos, o que Haymitch está fazendo durante os jogos e outros pontos mais. E com isso alguns personagens tiveram ainda maior participação do que no livro.

Os atores também deram maior gloria ao filme, todos interpretam muito bem o seu personagem e muitos deles nos fazem começar a gostar ainda mais de personagens que no livro talvez não tenhamos gostado tanto, no meu caso, Peeta Mallark.

Embora as cenas de morte não sejam tão intensas quanto no livro o filme não deixou muito a desejar neste ponto, a estratégia usada com as câmeras, de elas se moverem freneticamente nas cenas mais fortes, pegou muito bem para a classificação indicativa ser mais baixa e assim mais pessoas verem os filme no cinema, mas eu ainda queria ver mais sangue e cenas um pouco mais fortes.

Quanto as roupas, a maquiagem, o estilo extravagante da capital e todos os outros pontos estéticos que caracterizam o filme eu não tenho nada a reclamar, pois esses foram bem produzidos. Nos cenários eles também souberam representar bem os distritos e a capital, assim como a arena que ficou bastante parecida com o que fora descrito no livro e com o que eu imaginava.

Mas o filme também tem seus pontos fracos. Em algumas cenas faltou emoção, teve cenas que arrancaram alguns “owns” do telespectador, mas eram tão vazias que nada mais que isso foi possível. Em uma cena em especial ( para quem leu ou assistiu a cena da Rue) eu esperava algo bem mais emocionante, mas a mesma me decepcionou um pouco.

Também acho que o filme foi muito bem produzido, mas foi feito para quem leu o livro, porque não acho que para quem não o leu, o filme faça tanto sentido assim, não que a pessoa não irá entender nada, do contexto geral entenderá sim, mas não irá achá-lo tão espetacular e algumas cenas ficarão um pouco confusas e vazias demais para elas, por isso aconselho ler o livro antes.

Eu não tenho nenhuma outra queixa contra o filme em si e o que foi feito, mas tenho um queixa pessoal contra a trilha sonora por a música Safe and Sound só aparecer depois dos créditos, mas como eu disse esta é uma queixa pessoal, a trilha do filme não é ruim, só não gostei disto.

***
Espero que tenha gostado do post e que comentem. Até a próxima!


8 comentários:

Paulinha disse...

Amei a série de livros e já fui para o cinema sem grandes expectativas quanto ao filme.
Bom, no geral, eu gostei da adaptação cinematográfica, porém algumas coisas deixaram a desejar....
Realmente, o filme foi, até onde deu pra ser, fiel, mas não gostei das "Cenas adicionais", as que eles inventaram, como se tivesse no livro.
Acho também que algumas coisas ali não ficaram tão claras.
Também não gostei do Peeta no filme. Não que o Josh não tenha interpretado bem o papel, mas acho que no livro temos uma dimensão maior de quem o Peeta é e de como ele é um fofo.
Detestei a classificação 12anos, o que fez o filme se tornar mais brande e mesmo "Obscuro", menos sofrido.
Também não tenho nada a reclamar quanto a Capital, mesmo imaginando que seria ainda mais exagerada. Gostei de ver tudo o que li.
Fiquei querendo muito ver as roupas da Katniss e apesar de também ter pensado de outra forma enquanto lia, elas não decepcionaram. Os efeitos do filme foram realmente bem legais.
A cena com a Rue... foi muito doce e exatamente como imaginei! Definitivamente a cena que mais gostei no filme inteiro. A relação Katniss-Peeta também não me agradou da formo como foi apresentada.
Apesar do muito que reclamo, gostei do filme, mas não gostei mesmo, de jeito nenhum, do personagem do Haymitch. =\

;*

Camila Márcia disse...

Juro que estou louuuuuuca, louuuuca para ler tanto a trilogia qnto assistir aos filmes.

Os livros já estão entre os desejados, e o filme, vou ter que esperar que saia em DVD já q na minha cidade não tem cinema :-(
Mas ainda vou assistir!

Bjs.
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

GLAUCILENEHORUS disse...

Ola Fellipe, ainda não vi o filme mas to mega ansiosa pra velo e nem li os livros.Espero gosta do filme eu amo as trilhas sonoras e desse filme você disse que ela não agradou que pena vou conferir e depois volto pra comentar gostei da postagem bitocas

Ludmila disse...

Bri,
Ainda não li os livros...a minha amiga ficou de me dar o primeiro livro, até comprou, mas ainda não me enviou...
Bom,sei que não vou resistir e vou acabar assistindo o filme antes de ler os livros..
Gostei muito dos seus comentários sobre o filme.
Sobre os pontos positivos e negativos.
Muito bom!
Adorei!
Beijos

Falando Sobre Livros.......Nita disse...

Muito boa sua resenha! Acabei de ler este livro e estou chocada paguei minha linguá de novo! rs eu que achava que era um livro meio lunático com situações que nunca iriam prender minha atenção me fez fica fascinada do começo ao fim,(comprei o box que vem com um Boton lindo :D)e num dia já li o primeiro e to lendo ''Em Chamas'' que por sinal faz tudo pegar fogo! Amei a Katniss! ''A garota quente'' semana que vem verei o filme mas mal posso esperar pelos outros, afinal eles tem que fazer dos outros livros filmes também
Em resumo achei esse livro muito AUDACIOSO E QUENTE me lembra do filme ''O Gladiador'' bjs

Falando Sobre Livros.......Nita disse...

Eu paguei minha lingua de novo com esse livro! rs Jurava que nunca ia ler, que era muita ficção para mim, mas foi ver o trailer do cine que fiquei curiosa, ai vi um box na livraria e não resisti (box lindo veio com um boton maraa)e comprei foi só virar a primeira página e pronto virou febre! não consigo parar, já estou terminando ''Em Chamas'' esse livro é ELETRIZANTE E MUITO AUDACIOSO estou louca por essa série e maluca para ver o filme, nem vi ele ainda e ja estou ansiosa pela continuação rsrs bjos

Renata e Andrea disse...

Concordo bastante com você. Não gostei tb de não colocarem a música. Nem nos créditos eu percebi. Fiquei chateada com isso. De maneira geral, adoro tanto o livro qnto o filme.
bjs!

http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

Fabrica dos Convites disse...

Ainda não fui ver o filme, acabo sempre deixando para outro dia.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...