16 de agosto de 2011

Respeito Literário

Bom dia Gente,
Ontem visitando os blogs amigos eu vi uma postagem que me chamou muita a atenção, Respeito Literário encabeçado pelo Clã The Burns e publicado também no blog amigo Caminhos Para Lá .



Esta campanha, como o próprio nome já diz pede mais respeito ao Autores Nacionais.  
Pede o fim as críticas de mal gosto e ofensivas ao trabalho dos nossos autores super talentosos.
Infelizmente as histórias nacionais ainda sofrem muito pré-conceito, é fato que nem todas a histórias escritas agradam nosso gênero literário, mais isso não é exclusivo de autores brasileiros e sim de todas as pessoas que escrevem histórias. Não é porque você não gostou de um livro que você tem que ofender e subjulgar a pessoa que o escreveu.
Antes de escrever qualquer crítica temos que parar e pensar que ali naquele livro, está o sonho de colocar em papéis o que a sua mente inventa, um mundo que você gostaria que fosse verdade.
Críticas são sempre bem vindas, e isso é em todas as áreas de trabalho, na moda, no designer, na ciência, medicina, engenharia e assim por diante. Todos os trabalhos sofrem críticas, agora menosprezar o trabalho de alguém, ofender, rebaixar só porque você não está de acordo ou não gostou?
Respeito deveria ser matéria a ser ensinada nas escolas, pois infelizmente muitas pessoas nem sabem o que é isso.
Eu acho que a leitura deixa as pessoas com a mente mais aberta e o senso crítico mais apurado mais não ignorantes a ponto de onfender o próximo.
Lógico que isso não se aplica a todas as pessoas, porém como este manifesto criou-se no meio literáio infelizmente quem sabe fazer uma crítica a um livro de uma forma correta, tendo a crítica como uma forma de incentivo e melhora, tem que escutar o que não merece.
Abrace esta campanha, vamos Respeitar os Talentos Nacionais, apoiar mais a nossa cultura, dar valor ao trabalho dos nossos. Isso faz da gente pessoas melhores, nos ensina a respeitar não só os Autores Nacionais mais o próximo também!!
É isso, não vou me estender muito no assunto, só parem e pensem. Você gostaria que seu trabalho virasse motivo de deboche ou ofensa? Acredito que não, então vamos Respeitar!

Beijos meu lindos, e boa semana para todos nós
Brih.

Chegou até o final da postagem?!
Comente, isso é muito gratificante para quem esta deste lado do computador elaborando as postagens!
Obrigado.

19 comentários:

Mariana Ribeiro disse...

Olá, leitora!
Concordo plenamente com o seu ponto de vista e apoio a sua iniciativa de fazer essa campanha em prol dos nossos autores nacionais.
Fazer resenha depreciativa denegrindo a imagem do autor é mesmo lamentável e acho que os leitores estão começando a ver a nossa literatura com outros olhos e muitos já apreciam o que é produzido aqui. Claro que é só o começo, mas essa mudança já está sendo positiva para todos nós.
Bjos.

Camila Márcia disse...

Não despreze os escritos dos outros, pois alguém pode, também, desprezar os seus.
Quando se despreza o que é dos outros você perde o direito de exiger que as pessoas respeitem o que você escreveuuuu...

Críticas são construtivas e devem ser ouvidas, mas ofenças é baixaria.

Divulgando no Twitter essa postagem. Tambémmm Apóio a causa!!!

Abraços.

Kellen Baesso disse...

Adorei os livros nacionais que li ultimamente, estão cada vez melhores, embora alguns precisem melhorar em alguns aspectos.
Acredito em crítica construtiva e não em denegrir o autor, por isso sempre aponto onde pode ser melhorado e acho uma falta de respeito imensa o uso de grosseria para apontar o que não gostou.
Muito legal a campanha.
Beijo

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi, Brih!!!!

Obrigada por aderir a essa campanha.

Infelizmente parece q as escolas deveriam ter essa matéria em sua grade curricular msm. Não deveria ser assim... Triste, lamentável essa situação.

;)

bjão***

Rosane Fantin disse...

Brih,estou aplaudindo de pé esse teu post de hoje! Altamente elogiável esta campanha Respeito Literário. Como disseste, as críticas sao necessárias e, creio eu, desejadas, como uma maneira favorecer o crescimento do autor e melhoria da qualidade de sua obra. Já a falta de respeito pelos autores, ou por quem quer que seja, é execrável. Acho que os críticos literários ou de qualquer área criativa tem uma missao muito delicada e por isso devem ter cuidado com as palavras e manter o máximo de imparcialidade na hora de criticar.O que desagrada a uns, pode agradar a outros.
Parabéns pelo post!
Beijos!!

Aione Simões disse...

Adorei esse post, Bri!
Também já havia o visto em outros blogs e concordo com tudo que foi dito!
Respeito deve estar acima de tudo, há uma grande diferença entre uma crítica a algo que não agradou na obra e entre uma ofensa ao autor ou seu trabalho.
Parabéns pelo post!!
Beijos!

Fernanda - Trilhas Culturais disse...

Concordo com você...respeito é bom e todo mundo adora. Criticar uma obra falando o que pode ser melhorado é uma coisa, mas ofender é outra. As pessoas tem que saber que não é apenas falar de qualquer jeito, mas falar com respeito...com incentivo..isso sim ajuda os novos talentos. :)

Vanvan disse...

TODOS os livros de autores nacionais que li nos últimos tempos me surpreenderam positivamente, vou citar alguns: Ana Cristina Melo, Daniel Pedrosa, Markus Thayer, Kamila Denleski e muitos outros.....
Vale muito a pena ler livros nacionais.

Balaio de Livros.

ALINE T.K.M. disse...

Concordo plenamente. O ato de ofender por si só já é um sinal de que a pessoa em questão não sabe escrever uma crítica bem elaborada com argumentos reais, então recorre ao modo "mais fácil" (para ele) ao ofender e achar que está criticando com qualidade. O que ele não sabe é que, com esta atitude, perde automaticamente a moral e a credibilidade.

Valery disse...

Oi Bri concordo com vc e assino em baixo tem muitos escritores brasileiros que colocam muitos estrangeiros no chinelo e isso não é comentado.
Posso colocar seu post no meu blog?

αmαndα cristinα ツ disse...

Respeito: Algo tão fácil de ter pelo próximo, mas que a maioria das pessoas não tem e nem se esforça para ter.

Adorei a postagem e assino abaixo de suas palavras! Já li livros estrangeiros tão fraquinhos e me surpreendi com tamanha intensidade de um livro brasileiro! (Como a Valery disse acima!)

Beijos.
www.primeiro-livro.com

Paulinha (Louca por Romance) disse...

Adoooorei! *-*
Eu (infelizmente), atualmente, só leio, de autor nacional os livros da Laura Elias ;)
Se não gostar do livro, sou a favor que a resenha seja sincera e a pessoa diga o que realmente achou, mas o respeito pela obra e , principalmente, pelo autor, é válido! =D

sonhosentrepontinhos disse...

Nossa, que post!
Adorei de verdade.
É inaceitável o preconceito com literatura brasileira.
O problema é que sempre exaltamos a cultura dos outros e esquecemos da nossa!
Me revolta ouvir alguém dizer que a literatura brasileira é um lixo. E Machado de Assis, foi achado no lixo? Entre Outros grande escritores.
Beijos, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

Rapha disse...

Oi Bri, que bom que vc aderiu esta campanha, eu ainda nao tinha visto, mas ia visitar o blog da Gi e viria hehehehe
Concordo com td!!
Poxa.. é tão triste qndo essas coisas acontecem, né?

Pelo menos eu faço a minha parte, como pode perceber, meu blog dá bastante espaço a literatura nacional.

Beeeijos
Rapha - Doce Encanto

Lilian Britto disse...

Olá! Adorei a campanha! Respeito é primordial em qualquer área da vida, educação é obrigatória! Críticas são necessárias, mas debochar do que outras pessoas escrevem, não é legal =\
Vou ser bem sincera, não li nenhum livro nacional q eu não tenha gostado, sério mesmo! Os autores nacionais estão mandando muito bem ;)
Ótimo post!
Bjus, boa semana =*

@morenalilica

Ludmila disse...

Oi, Briii

Ótima campanha! Respeito é tudo na vida e infelizmente existe muito preconceito com a literatura nacional.
Concordo com tudo que você falou e apoio totalmente a campanha.

Beijos

CosturaCriativa disse...

Olá querida, Costura Criativa agradece a sua visita e seu comentário =) fico muito feliz qdo meus trabalhos são aprovados!
Sempre que da passo por aqui também!
Um grande beijo

Renata

Catherine Parthenie disse...

Agradecendo imensamente pelo apoio na Campanha!

É bom ver que ela está crescendo e que a aceitação do público leitor/blogueiro é bem positiva.

Merece todo meu respeito e consideração quem teve a coragem de dar as mãos para essa campanha!

Beijos.

Gys disse...

Apoiadíssimo. Infelizmente é uma atitude mais do que comum menosprezamos tudo o que é brasileiro. Existe o hábito de dizer "aqui nesse país, nada funciona". o pior é que a maioria das pessoas que faz isso não conhece a cultura de outros países também. Critica só por criticar. Temos muitos problemas sim, mas estamos avançando e isso só será possível quando aprenderemos a valorizar o que é nosso. Temos grandes escritores, músicos, cineastas, respeitados e conhecidos em todo o mundo.

Respeito já!! Com tudo e todos!!

Gys
www.saladaideias.blogspot.com

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...