21 de setembro de 2011

Conservar para não precisar restaurar - Dicas fáceis de como manter seus livros como novos!


Olá queridos, como estão? Depois de um longo jejum, onde passei 10 dias internada por conta de uma cirurgia de emergência que fiz no intestino, eis-me aqui. Ainda não estou 100% recuperada, mas caminho pra isso e se Deus quiser, em breve estarei definitivamente de volta ao mundo virtual =)
Bem, escolhi esse tema hoje, porque como boa leitora que sou, gosto que meus livros estejam sempre em excelente estado de conservação. Eu amo tanto meus livrinhos queridos que não gosto nem de emprestá-los, rs. Tá, eu sei que isso é egoísmo e que livros devem ser compartilhados, mas gente, não tenho coragem... E já tive tantas surpresas desagradáveis... Até folhas arrancaram de um livro meu certa vez! Imagina o meu desespero? Diante disso, saí "à caça"de dicas úteis e fáceis para conservar melhor nossos amigos livros. Vamos à elas?





- Para proteger melhor os nossos livros "de cabeceira", aqueles que todos os dias folheamos à procura de algum capítulo, devemos ficar atentos ao suor de nossas mãos, que muito os danificam. Para isso podemos nos valer de uma capa plástica, vendida em papelarias como capas de caderno. Se você quiser dar seu toque pessoal, pode ainda fazer a sua própria como papel collor set ;)

- Jamais encape seu livro com papel de presente ou papel contact! Eles provocam danos irreversíveis à capa do livro e muitas vezes até em seu miolo! Além de ficar muito feio né?

- Muito cuidado ao escolher os marcadores de livros! O uso de clipes ou folhas de plantas, (acredite, eu já vi gente que marca livro com folha de samambaia ¬¬) podem danificar seu livro. O ideal é utilizar marcadores de papel que além de lindos, não marcam ou mancham as páginas dos livros ^^

- Se seus livros ficam muito tempo guardados, eles podem sofrer ataques de insetos como cupins e traças. Para evitar que isso aconteça, a cada seis meses, abra os livros em um papel branco e verifique se não cai uma poeira branca. Se isso ocorrer, retire o livro de perto dos outros para que ele não os contamine e coloque-o dentro de um saco plástico, feche-bem e coloque-o dentro do freezer. Deixe-o ali por 15 dias e após esse período, retire-o de lá e deixe na parte mais quente da geladeira por 7 dias. Feito isso, ele poderá voltar para a estante. Segundo Tércio Gaudêncio, fundador da Associação brasileira de encadernação e restauro, isso elimina mais de 90% dos insetos e fungos.

- Se as páginas de seus livros colarem por excesso de umidade, não tente descolar à força! Deixe os livros secarem com um ventilador. Não pressionando as folhas, seu livro será recuperado =)

- Nunca molhe os dedos com saliva para virar as páginas! Além de anti-higiênico, a saliva pode conter fungos e bactérias que danificarão seu livro.

- Guarde seus livros em estante arejada e longe da luz solar direta. Se sua estante for de madeira, evite limpá-la com lustra móveis ;)

E vale aqui o bom senso né gente! Quem ama, cuida! Eu amo meus livrinhos e procuro cuidar deles muito bem ^^
E vocês? Tem alguma dica legal sobre conservação de livros? Conte pra mim!
Por hoje é só. Beijos a todos, ótima semana =*

Post escrito por Lilian Britto. Visite meu blog - http://dococeinsensatez.com/blog
Dicas retiradas dos sites: Art Educando , Estante Virtual e Dicas da Aninha .


10 comentários:

VAN disse...

Opa, excelentes dicas Lilian!!!

Morena Flor disse...

Olá Briana,
Gostei muito das dicas, também amo meus queridos e inseparáveis livros, morro de ciumes dos meus. Uma dica que gostaria de acrescentar e que ao invés de colaca -los dentro de um saco plástico podemos vedar - los melhor com plástico filme.

Parabéns pelo blog

Beijocas!
=D

A Leitora disse...

Lilian,
não sabia desse negócio de colocar os livros na geladeira!
Adorei a dica, vou chegar em casa hoje e olhas meus bebês, ver se está tudo bem com eles hehehe.
Minha série da Mediadora esta com as capas bem amarelinhas! chega a dar dó!
Adorei sua postagem!!

Beijokas enormes

Aione Simões disse...

Oi Lilian!
Bem vinda de volta e espero que você fique 100% logo!
Eu adorei suas dicas, principalmente a da geladeira! Não fazia idéia, nem ao menos do pó branco!
E eu jamais encaparia meus livros hehe...Esconder as capas lindas? Nem pensar!
Beijos!

Leandra Ramos disse...

Adorei essa dica de colocá-los na geladeira!
Farei a mesma coisa que A Leitora, vou correr olhar meu babies e me certificar de que tá tudo certinho com eles xD
Parabéns pelo post, adorei.

Luara disse...

Que legais as dicas! Acho que todo mundo ficou impressionado com a dica da geladeira! Adorei!
Vou começar a fazer isso!
Parabéns pelo post SUPER informativo!
Um beijo,
@luuara

Lenize disse...

Super dicas !
as paginas dos meus livros estam ficando MUITO amareladas sabe ? com aspecto de mofo e meu quarto é super ventilado, sempre tiro eles e dou uma limpada na estante mas msm assim .... da uma dor no ♥ ver eles assim
UAHUSHAUHSUAHUSHA

Ludmila disse...

Nossa, um monte de dicas boas... algumas eu não sabia, como essa do freezer. rsrs
Adorei, Lilian!
Beijos

Pah disse...

Ai que legal as dicas!

Mas sério que tem gente que usa folha de samambaia como marcador? ahuahauh Já vi flores, tipo rosas e tal, mas samambaia nunca vi, akaokaoak.

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Fernanda - Trilhas Culturais disse...

Oie. Espero que esteja recuperada da cirurgia...sobre a dica de colocar capas nos livros, o blog Livros & Bichos tem capas lindasssss para os livrinhos. E amei a dica da geladeira, não conhecia! Bjuss

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...